A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou na noite desta quinta-feira (30) os novos preços de referência para o óleo diesel, que registram alta de até 14,4% em alguns Estados.
A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), defensora dos direitos dos caminhoneiros autônomos do país e entidade responsável pelas negociações com o Governo durante a paralisação geral da categoria, informa que já solicitou à Casa Civil uma audiência para tratar do referido aumento.
A entidade entende que, independente do aumento do preço internacional, o Governo deve cumprir a Medida Provisória nº 838/2018 e manter a subvenção de R$ 0,46 do valor do diesel até o final do ano.
A Abcam se mantém vigilante no cumprimento do acordo realizado com o Governo Federal e reforça que não há qualquer movimentação de paralisação por parte das entidades representativas do setor de transportes.
A Abcam também esclarece que desconhece a representatividade da União dos Caminhoneiros (UDC). Pedimos que a população fique tranquila, pois estamos em constante diálogo com o Governo. As demandas da categoria foram atendidas e qualquer ajuste que se faça necessário será realizado em acordo com os órgãos governamentais.
José da Fonseca Lopes - Presidente da Abcam