Abcam divulga estratégias para 2019

Imprimir

Depois de fazer um balanço do ano de 2018 e de rever seu planejamento estratégico para o presente ano, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) decidiu redirecionar suas atividades para a elaboração de notas técnicas para o setor de transporte rodoviário de cargas e para a execução de projetos que proporcionem maior qualidade, segurança e eficiência ao trabalho do transportador autônomo.

caminhao atolado MT

A Associação entende que o transporte rodoviário de cargas, a despeito de sua significativa participação na economia nacional e da inegável capacidade política de mobilização demonstrada no ano passado na defesa de seus interesses, carece de uma entidade representativa que se especialize na elaboração de propostas que legitimem tecnicamente as suas justas demandas políticas.

“Como líder, é meu papel apresentar soluções para as principais demandas da categoria que represento. Após todo processo do qual participamos no ano passado, aprendi, ao longo do caminho, que não basta apenas nos envolvermos no viés político, é necessário ir além. Precisamos apresentar propostas técnicas que ajudem a transformar, em curto prazo, a triste realidade do caminhoneiro brasileiro”, explica o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes.

Principais pautas de reivindicações:

tabela fretedestaque

Diante dessa mudança estratégica adotada pela Abcam, a entidade informa que se manifestará sobre o piso mínimo de frete e a desoneração do diesel apenas por meio de suas notas técnicas. Com essa estratégia, a Associação entende que será capaz de dar mais efetividade aos anseios mais imediatos dos caminhoneiros autônomos.

Projetos para a qualidade, segurança e eficiência do transportador autônomo

projetos 2

Há mais de 30 anos na defesa dos interesses dos caminhoneiros autônomos, a Abcam vai continuar com os seguintes projetos:

- Plataforma de serviços FrenteCarga: uma plataforma de serviços para o caminhoneiro realizar o contato direto com o expedidor – sem qualquer intermediário e sem custos adicionais;
- Seguro de proteção veicular: serviço de seguro de carga e seguros contra terceiros;
- Rastreamento de cargas: por meio de um sistema de georreferenciamento em tempo real, o motorista poderá usar o rastreador em seu próprio caminhão, além de oferecer esse serviço para quem o contratar, podendo assim, aumentar sua renda.

 

Por Ascom/Abcam