Associação pede cautela a caminhoneiros

Imprimir

Quem conhece a vida do caminhoneiro autônomo brasileiro compreende o motivo de tanta insatisfação. Falta de infraestrutura e segurança nas rodovias, de pontos de descanso, falta de cumprimento da Lei do Caminhoneiro, o frete defasado e mais recentemente um novo aumento sobre os combustíveis. São inúmeras as razões que tornam tão transparente o descontentamento da categoria.

Entretanto, não acreditamos que paralisar as rodovias do país seja o melhor caminho para reverter esse cenário. A Abcam, além de levar os pleitos da categoria para o Fórum do Transporte de Cargas (Fórum TRC), gerenciado pelo Ministério dos Transportes, também se reúne com as lideranças do Congresso Nacional para garantir a realização de audiências públicas e o apoio na aprovação de projetos de lei de interesse do setor.

É importante que o caminhoneiro tenha cautela na hora de escolher entre aderir ou não às paralisações que são convocadas. Por vezes, os organizadores dessas manifestações coagem o transportador e obrigam sua participação. O objetivo é apenas um: utilizar as dificuldades da categoria para se auto promover.

Quem fica parado acaba por ter um prejuízo muito maior do que aquele que sai para trabalhar. Não estou dizendo que não se deve manifestar. Digo que devemos nos reunir pacificamente em busca de soluções.

 

José da Fonseca Lopes

Presidente